28.3.09

Mickey Mousing ou Trilha Pontuada

Mickey Mousing ou Trilha Pontuada consiste na reprodução sonora da imagem, ou seja o som tenta descrever o que é mostrado. A técnica por ser muito usada no início das produções cinematográficas sonoras (o final do primeiro King Kong é um exemplo usado over and over and over), principalmente em animações, hoje em dia é vista com desdenho pelos cineastas. A justificativa é que ela enfatiza as ações e deixa explícito aquilo no qual devemos ter atenção: a personagem caiu, caminhou lentamente, na ponta dos pés, etc; não sobrando assim espaço para que o público reflita e perceba por si só.
Pensando desta forma é possivel deduzir que a trilha de Hitchcock em Psicose por exemplo faz a mesma coisa, nos diz quando ficar atento a um acontecimento (quase como se a música tocando nos dissesse CUIDADO! ALGO VAI ACONTECER! FIQUE ATENTO!) ou em Um Corpo que Cai onde a personagem tem uma música para enfatizar sua acrofobia (a técnica utilizada por Hitchcock é chamada de underscoring - uma trilha durante uma fala, ação etc). Porém não querendo entrar no mérito de qual técnica sonora é ou não "a melhor técnica", uma das funções do som no cinema, como sabemos, é auxiliar na interpretação da imagem, digerindo ou não a mensagem que deveria ser digerida pelo telespectador.
Para exemplificar a técnica vão dois vídeos (os dois da disney, por que o nome Mickey Mousing, não é mesmo?), um é Skeleton Dance e o outro é Pedro e o Lobo (Peter and the Wolf divido em duas partes, aqui vai a primeira onde no início fica bem clara a utilização da técnica Mickey Mousing)





Mais informações aqui.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário