30.1.09

As histórias de amor de Carlos Lascano


A SHORT LOVE STORY IN STOP MOTION from Carlos Lascano on Vimeo.


Les Amants from Carlos Lascano on Vimeo.


The Legend of the Scarecrow from Carlos Lascano on Vimeo.

Carlos Lascano é um artista argentino formado em direito. Optou por fazer filmes pois é um meio onde pode expressar de diferentes maneiras seu diferente universo artístico. Ganhou vários prêmios por suas produções e em 2003 fez um videoclipe com o ator Javier Bardem (vencedor do Oscar 2008). Aqui o demo reel.

Continue lendo...

Nam June

É estranho falar aniversário de morte, pois aniversário geralmente é algo bem alegre, mas em todo caso, não-comemoramos (?) ontem dois anos sem o artista coreano Nam June Paik, morto em 29 de janeiro de 2006.

Suas obras se tornaram referência no campo da videoarte, campo este que tem sua gênese atribuída ao próprio, e trouxeram discussões e intervenções no campo da imagem videográfica e suas propriedades.

A 'criação' do que seria a videoarte começou na Alemanha, quando, ainda estudante, ele conheceu os compositores Stockhausen e John Cage e também os artistas conceituais Joseph Beuys e Wolf Vostell que o inspiraram a trabalhar na arte eletrônica ao mesmo tempo que começava a participar de um movimento de arte neo-dadaísta chamado "Fluxus".

Paik fez sua grande estréia em uma exibição conhecida por "Exposition of Music-Electronic Television", no qual espalhou televisores em todos os lugares e utilizou imãs para alterar ou distorcer as imagens. A obra, conhecida por "TV Magnet", deu origem à videoarte.

Entre suas criações mais conhecidas está "Global Groove", videoarte que reúne números de dança, entrevista de John Cage, a apresentação do instrumento feito de televisores, dentre muitos outros. Dividido em três partes, a primeira delas está logo abaixo para quem se interessar:






Nam June Paik morreu em 29 de janeiro de 2006, em sua casa em Miami, Flórida, aos 73 anos, de causas naturais. Autor de frases polêmicas como "A arte é pura fraude" ou "Você só precisa fazer algo que ninguém tenha feito antes", ainda hoje é lembrado e sua obra reverenciada.

Continue lendo...

Remake de AbFab


Absolutely Fabulous (AbFab como é chamada) foi uma série britânica estilo sitcom produzida entre 1992 e 1995 e estrelada por Jennifer Saunders e Joanna Lumley. A trama gira em torno de duas amigas, Edina e Patsy. A primeira, com seus 40 anos, quer recuperar o tempo perdido em seus dois casamentos e ensinar para sua filha, uma santa, os prazeres da vida desregrada. A segunda é editora de uma revista de moda, drogada, alcoólatra e fumante.

A série veio de um quadro cômico do programa French and Saunders, produzido entre 1987 e 2005 e pela terceira vez os EUA tentam fazer uma versão dela. Entre 1995 e 1998, Cybill, com Cybill Shepherd e Christine Baranski e depois High Society, com Jean Smart, de Samantha Who? e Mary McDonnell, de Battlestar Galactica, que teve apenas 13 episódios.

O jornal Variety anunciou que a Fox está desenvolvendo um remake de AbFab com roteiro de Christine Zander do Saturday Night Live. Nos anos 90 Jennifer Saunders não quis vender a sitcom para a comediante Roseanne Barr por causa dos cortes e censuras propostos pelos produtores americanos. Parece que isso mudou.

De qualquer forma, já não é a primeira vez que os EUA fazem remakes de séries britânicas. A mesma coisa aconteceu com Coupling, Queer as Folk entre outras(veja esta lista do Séries Etc com 10 versões americanas de programas ingleses).

[via papelpop, teleseries, variety e séries etc]

Continue lendo...