30.6.09

Por que Thriller é importante para a história do Videoclipe?


Em 1981 é inaugurada nos Estados Unidos a Music Television ou MTV, o canal tinha um novo conceito televisivo ao usar música, VJs irreverentes, documentários e notícias sobre bandas que se tornaram populares entre os jovens e calcou um novo estilo na sociedade americana.

A emissora impulsionava a criação de "pequenos filmes" para serem exibidos durante a programação e esses filmes tinham data de estréia marcada no canal como se fosse uma premiere vista de sua casa.

Alguns consideram que o videoclipe tenha antecedentes no cinema de vanguarda dos anos 20 com as experimentações de Dziga Vertov (O Homem com a câmera) e Walther Ruttmann (Berlim: Sinfonia da Metrópole). Eles ja buscavam articular montagem, som e efeitos para criar um novo tipo de narrativa que não fosse basicamente linear.



*Perceba o excesso de planos que Dziga Vertov utiliza junto ao som criando algo nada linear mas que explora uma nova linguagem e forma.

Porém foi nos anos 60 com os Beatles que o videoclipe foi popularizado. Como a banda não podia ir a todos os lugares eles gravavam apresentações musicais para serem exibidas nos programas. De qualquer forma eram apenas apresentações da banda, sem narrativa alguma.



"No início, poucas pessoas tinham idéias originais de o que fazer para ilustrar as canções, mas logo foi surgindo uma estética própria para esse tipo de produto, com imagens em ritmo alucinante que tentavam contar uma história em poucos minutos. Os clipes dessa fase inicial, talvez por influência da publicidade, abusavam de cenas com tecidos esvoaçantes, cavalos, espelhos se quebrando, água em câmera lenta... Mas também havia os mais "experimentalistas", que simplesmente tascavam objetos em cena que não tinham nada a ver com a música tocada." Mundo Estranho

Foi junto da MTV que Michael Jackson um ano depois, em 1982, lançou o seu clipe mais famoso e importante, Thriller.

Diferente de outros clipes musicais que faziam apenas referência a música, thriller se aproxima da linguagem narrativa do cinema. É basicamente um curta metragem de horror que faz uso da música de Michael Jackson. O clipe "conta" uma história (é um fato extremamente comum hoje em dia graças a essa inovação na linguagem do formato).

O vídeo do MJ se encaixa dentro de um estilo, é cinematográfico, encontramos ali atuação e créditos, a narrativa se desenvolve em meio a números musicais. Recentemente a Kate Perry quis fazer algo parecido quando lançou um "trailer" para o seu clipe Waking up in Vegas, vocês viram?



"Thriller tem tudo de filme narrativo: além do enredo, apresenta personagens principais, um letreiro de apresentação, créditos finais, etc. Para além de transformar clipes em curta-metragens (realmente um gênero pouco explorado nos videoclipes), sua contribuição mais importante para essa “arte” televisiva foi subverter a música ao clipe, e não o clipe à música. Thriller – a música – foi “desmontada” e remixada conforme as indicações de (John) Landis (de Um lobisomem americano em Londres) para o clipe. Assim, a música do clipe é bastante diferente daquela encontrada no disco: por exemplo, o refrão só é ouvido uma vez no clipe." Vaca Amarela

Thriller from cultzone on Vimeo.

Continue lendo...