28.3.09

Mickey Mousing ou Trilha Pontuada

Mickey Mousing ou Trilha Pontuada consiste na reprodução sonora da imagem, ou seja o som tenta descrever o que é mostrado. A técnica por ser muito usada no início das produções cinematográficas sonoras (o final do primeiro King Kong é um exemplo usado over and over and over), principalmente em animações, hoje em dia é vista com desdenho pelos cineastas. A justificativa é que ela enfatiza as ações e deixa explícito aquilo no qual devemos ter atenção: a personagem caiu, caminhou lentamente, na ponta dos pés, etc; não sobrando assim espaço para que o público reflita e perceba por si só.
Pensando desta forma é possivel deduzir que a trilha de Hitchcock em Psicose por exemplo faz a mesma coisa, nos diz quando ficar atento a um acontecimento (quase como se a música tocando nos dissesse CUIDADO! ALGO VAI ACONTECER! FIQUE ATENTO!) ou em Um Corpo que Cai onde a personagem tem uma música para enfatizar sua acrofobia (a técnica utilizada por Hitchcock é chamada de underscoring - uma trilha durante uma fala, ação etc). Porém não querendo entrar no mérito de qual técnica sonora é ou não "a melhor técnica", uma das funções do som no cinema, como sabemos, é auxiliar na interpretação da imagem, digerindo ou não a mensagem que deveria ser digerida pelo telespectador.
Para exemplificar a técnica vão dois vídeos (os dois da disney, por que o nome Mickey Mousing, não é mesmo?), um é Skeleton Dance e o outro é Pedro e o Lobo (Peter and the Wolf divido em duas partes, aqui vai a primeira onde no início fica bem clara a utilização da técnica Mickey Mousing)





Mais informações aqui.

Continue lendo...

OnLive e a revolução dos videogames


Todos os posts sobre o sistema OnLive começam com "Imaginem''. Isso é porque a sacada deles é tão revolucionária que parece mentira. Você lê e lê sobre o assunto e mesmo assim parece que não dá pra acreditar. OnLive, se tudo der certo, é simplesmente a maior revolução no mundo dos games. O sistema foi desenvolvido durante sete anos e agora está aí, alardiado para todos os cantos. Eu só ajudo a propagar isso porque, meu, eu realmente estou torcendo para que tudo dê certo. Fazendo a linha Cora Coralina, eu sou aquele menino feio da ponte que não tem um Xbox 360 ou um PS3. Mas agora, eu nem preciso ! O OnLive é um sistema que vai possibilitar você jogar qualquer game de qualquer console na sua T.V. ou no seu PC ou MAC. Tudo o que você precisa é se cadastrar no OnLive pagando uma taxa e comprar os jogos que você quiser. Depois da instalação do software, pronto, você está habilitado a jogar Half Life 2 na sua TV ou Crisis em qualquer 256 Mb de RAM que você tenha ou 128 MB de placa de vídeo. Porque agora, meu caro, não importa o quanto seu PC é potente. O jogo é processado lá, nas máquinas deles, nos servidores DELES, e transmitido por rede(em streaming?) direto para seu monitor ou TV. Você teria uma conta de usuário, um avatar, e daria para você upar vídeos de você jogando para o mundo todo ver ou então rir com um amigo no chat de um newbie se lascando na primeira fase de Quake. Na página deles, dá pra ver que eles já convenceram 11 produtoras de games, incluindo a EA GAMES, a UBISOFT e a EIDOS(essas são as que eu conheço), para darem suporte a essa idéia. Mas e agora ? Como o Playstation, o Wii e o Xbox estão encarando a idéia ? Genial.

Continue lendo...

Hora do Planeta - Apaguem as Luzes

Como muitos blogueiros, resolvemos abraçar a idéia. Apaguem as luzes da sua casa, estabelecimento, Pão de Açúcar, Corcovado, Praia de Ipanema [eles vão ser apagados :) ] e demonstrem a sua preocupação com o aquecimento Global. Para participar da Hora do Planeta é só apagar as luzes às 20:30h até as 21:30h.

Para entender mais do projeto e saber como potencializar sua participação, entre no site da campanha.

Continue lendo...