30.1.09

Nam June

É estranho falar aniversário de morte, pois aniversário geralmente é algo bem alegre, mas em todo caso, não-comemoramos (?) ontem dois anos sem o artista coreano Nam June Paik, morto em 29 de janeiro de 2006.

Suas obras se tornaram referência no campo da videoarte, campo este que tem sua gênese atribuída ao próprio, e trouxeram discussões e intervenções no campo da imagem videográfica e suas propriedades.

A 'criação' do que seria a videoarte começou na Alemanha, quando, ainda estudante, ele conheceu os compositores Stockhausen e John Cage e também os artistas conceituais Joseph Beuys e Wolf Vostell que o inspiraram a trabalhar na arte eletrônica ao mesmo tempo que começava a participar de um movimento de arte neo-dadaísta chamado "Fluxus".

Paik fez sua grande estréia em uma exibição conhecida por "Exposition of Music-Electronic Television", no qual espalhou televisores em todos os lugares e utilizou imãs para alterar ou distorcer as imagens. A obra, conhecida por "TV Magnet", deu origem à videoarte.

Entre suas criações mais conhecidas está "Global Groove", videoarte que reúne números de dança, entrevista de John Cage, a apresentação do instrumento feito de televisores, dentre muitos outros. Dividido em três partes, a primeira delas está logo abaixo para quem se interessar:






Nam June Paik morreu em 29 de janeiro de 2006, em sua casa em Miami, Flórida, aos 73 anos, de causas naturais. Autor de frases polêmicas como "A arte é pura fraude" ou "Você só precisa fazer algo que ninguém tenha feito antes", ainda hoje é lembrado e sua obra reverenciada.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário