Depois de me recuperar da ressaca de mais um Carnaval, cá estamos de volta ao batente-teclado-internet. E retorno com um flashback-remember com um dos maiores filmes de todos os tempos: Batman - The Dark Knight.
Não vou discutir o filme (eu achei demais) mas sim a campanha de divulgação e a ARG (Alternate Reality Game) que foi feito nesse filme. ARG é, basicamente, uma realidade aumentada ou expandida visando a divulgação de qualquer produto publicitário. Um exemplo bem claro de ARG bem produzido é o seriado LOST, que possui mil sites, games, etc. contendo informações ou apenas interatividade para os telespectadores ou curiosos.
No caso de Dark Knight, o site AlternateRealityBranding reuniu todo material online que o filme produziu. E não foi pouca coisa. Foram mais de 10 milhões de pessoas que interagiram, de alguma forma, com o que a ARG do filme produziu. Teve de tudo: desde passeata de Coringas e a favor de Dent até sites jornalísticos supostamente "invadidos" pela gangue do Coringa.
Foi incrível a criatividade dos marketeiros do filme para conseguirem mobilizar tanta gente e produzir essa ARG tão bem feita. Dizem por aí que Dark Knight é um forte candidato a ganhar o Grand Prix de Cannes, já que em filme só ganhou algumas estatuetas...Logo abaixo, veja o vídeo falando sobre tudo (em inglês) que o filme produziu em sua ARG.
26.2.09
Alternate Reality Game - Batman: The Dark Knight
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!