7.9.09

A história do Brasil em 140 toques

diretamente da UOL Notícias
por Haroldo Ceravolo Sereza (@haroldoceravolo)

O jornalista Laurentino Gomes, autor do best-seller "1808", passou a manhã deste 7 de setembro no Twitter. Postou uma série de fatos sobre o Sete de Setembro original:"Descobri que dá para escrever a história do Brasil em 140 toques, e é muito divertido!!!", twitou.

"Estou escrevendo a História da Independência no Twitter pq estamos em novo século, que exige nova linguagem". Ainda ontem, Gomes, que já tem publicado alguns posts sobre o período a que se dedica e que prepara um novo livro, "1822", a ser lançado no ano que vem, anunciou: "Amanhã: como foi a jornada de d. Pedro de Santos a SP, a verdadeira cena do Ipiranga e a reação dos paulistas quando a notícia se espalhou".

O primeiro post de Laurentino, publicado por volta das 6 horas desta manhã, relata: "O dia 7 de setembro de 1822 amanheceu ensolarado e luminoso em SP. Antes do nascer do sol, D Pedro e sua comitiva já estavam de pé em Santos" e em outra twittada "Começava ali a jornada épica que o levaria às margens do Ipiranga e à declaração de Independência do Brasil por volta as 16h30".

"Daqui para a frente, é preciso 'pensar multimidia'. Temos de perder a ilusão de que é possível atingir todo mundo só no papel.

Laurentino continuava publicando posts por volta das 13h, quando escreveu: "Foi nessa situação desconfortável e sem qualquer elegância que o primeiro imperador do Brasil viu o destino bater a sua porta 187 anos atrás". A "cobertura completa" do Sete de Setembro de Laurentino está no endereço-twitter @laurentinogomes

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário