5.4.09

Flashmob, Urban playground e Travesseiros

Essa semana os principais veículos de mídia noticiaram a Guerra de Travesseiros ocorrida no Obelisco do Parque do Ibirapuera na cidade de São Paulo. Pra quem não sabe, e em linhas gerais, a Guerra de Travesseiros é um evento mundial e esse ano, pela primeira vez, São Paulo participou. A idéia é que as pessoas compareçam no local combinado previamente e munidos de um travesseiro, façam uma guerra sem qualquer tipo de manifestação ideológica ou política durante um tempo indeterminado.
Muitos veículos, inclusive a própria comunidade do orkut classificaram a ação como um FLASHMOB. Em uma conversa descompromissada com dois amigos, surgiu a dúvida se o evento seria de fato um FLASHMOB ou não e em uma outra conversa com o Kai, que também escreve no blog, surgiu a idéia de falar sobre esse tipo de ação no blog.
Em linhas gerais, FLASHMOB provém da junção da palavra FLASH (rápido/instantâneo) e MOBILIZATION (mobilização), ou seja, Mobilização Instantânea. Geralmente o Flashmob se apóia na comunicação feita através de mídias móveis como celulares/bips e mensagens instantâneas na Internet para arrecadar pessoas para uma ação feita em conjunto e apenas revelada momentos antes de ser realizada de fato.
Geralmente as ações dos flashmobs são inusitadas, como por exemplo um grupo em São Paulo que resolveu em plena Avenida Paulista, arrancar seus sapatos, batê-los na guia ou meio-fio como se os estivessem limpando, recolocá-los e se dispersarem (a idéia é que as pessoas se dispersem de uma maneira tão rápida como se aglomeraram).
A idéia da Guerra de Travesseiros é nascida daquilo que se define como um flashmob no sentido mais estrito do termo, aliás, é um dos mais importantes do mundo, porém ela é classificada como um flashmob "urban playground".
As "urban playgrounds" também nascem de uma comunicação rápida, geralmente móvel, porém visam a utilização do espaço urbano para promover encontros onde as pessoas possam se divertir, conhecer pessoas e até mesmo praticar alguma atividade física. O movimento se diferencia dos flashmobs devido sua duração, pois geralmente as pessoas não permanecem no local por alguns instantes, mas sim permanecem no evento por horas, o que dá mais chance de que os participantes se conheçam.

Explicado a diferença entre os termos, fica o convite para quem quiser ler mais sobre o assunto, acessar a Wikipedia e ler sobre Flashmobs e ir adentrando nas referências que eles citam, tem coisas bem interessantes além das citadas aqui

E para quem quiser ler a matéria sobre a Guerra de Travesseiro em São Paulo, fica o link para a matéria publicado no site do jornal Estado de São Paulo.

e um ps antes de terminar: toda a sujeira produzida pela Guerra de Travesseiros, 8 sacos de lixo de penas e outros, foram recolhidos pelos próprios "guerrilheiros" e levados para ONG's que visam a reciclagem de materiais.

2 comentários

G. Tonelo disse...

ainda que a "Guerra de Travesseiros" seja autonomeada como uma manifestação apolítica, não creio que seja bem assim. Um evento do tipo é subsídio para que um bocado de coisas sejam analisadas, como a própria organização por meio de internet e mídias móveis. Não sabia que as penas iam ser recolhidas para reciclagem, outro ato político forte. Fico feliz de ter sido um dos colegas da conversa despretensiosa! Abraços do Ton

G. Tonelo disse...

opa! despretensiosa, não... descompromissada. (até conversas assim são atos políticos)

Postar um comentário