2.2.09

A Vida de Berthold Brecht

Hoje 02/02 às 19h30 no Eurochannel um especial que refaz a trajetória do poeta e autor, que nasceu em 1898 e morreu em 1956.

Bertold Brecht é o responsável pelo efeito de distanciamento (efeito de estranhamento ou efeito V), que conhecemos no cinema e no teatro onde o
ator não busca identificação plena com a personagem, o cenário expõe toda sua estrutura técnica, deixando claro que aquilo é um filme ou uma peça, e não a realidade. O enredo pode se desenvolver sem um encadeamento linear cronológico entre as cenas, de modo a poder misturar presente e passado, procurando evitar o envolvimento do ator e do espectador na trama, sempre com o intuito de provocar a reflexão e de despertar uma visão crítica do que se passa, sem levar ao desfecho dramático e natural. No cinema há sons dessincronizados e fundos pretos ou atores olhando para as câmeras, procurando sempre lembrar que tudo é uma ação produto de uma filmagem (quebra da quarta parede).

"Estranhar tudo que é visto como natural" Berthold Brecht



No trecho de Acossado o personagem Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) fala com quem está assistindo ao filme (quebra da quarta parede) e logo em seguida na cena com o policial é possível ver uma quebra na continuidade (faux raccord) tornando a montagem menos fluida, confundindo a percepção de tempo e espaço do espectador.


[via omelete e wikipedia]

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário