Hoje 02/02 às 19h30 no Eurochannel um especial que refaz a trajetória do poeta e autor, que nasceu em 1898 e morreu em 1956.
Bertold Brecht é o responsável pelo efeito de distanciamento (efeito de estranhamento ou efeito V), que conhecemos no cinema e no teatro onde o ator não busca identificação plena com a personagem, o cenário expõe toda sua estrutura técnica, deixando claro que aquilo é um filme ou uma peça, e não a realidade. O enredo pode se desenvolver sem um encadeamento linear cronológico entre as cenas, de modo a poder misturar presente e passado, procurando evitar o envolvimento do ator e do espectador na trama, sempre com o intuito de provocar a reflexão e de despertar uma visão crítica do que se passa, sem levar ao desfecho dramático e natural. No cinema há sons dessincronizados e fundos pretos ou atores olhando para as câmeras, procurando sempre lembrar que tudo é uma ação produto de uma filmagem (quebra da quarta parede).
"Estranhar tudo que é visto como natural" Berthold Brecht
No trecho de Acossado o personagem Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) fala com quem está assistindo ao filme (quebra da quarta parede) e logo em seguida na cena com o policial é possível ver uma quebra na continuidade (faux raccord) tornando a montagem menos fluida, confundindo a percepção de tempo e espaço do espectador.
[via omelete e wikipedia]
2.2.09
A Vida de Berthold Brecht
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
- It's HBO
- U Can't Touch This! MC Hammer Reality Show
- Tv online e Vídeos on-demand
- Documentário sobre mangá
- Will u marry me?
- TV via Stream
- Nova experiência em assistir vídeos.
- Deadline
- Vídeo para a PEN E-P1
- A pane na web com o Rei do Pop
- Um novo filme nacional: Besouro.
- Clipe não oficial do Death Cab For Cutie
- O que é um navegador?
- Trailer de Nine
- Por que Thriller é importante para a história do Videoclipe?
- Audiovisual Universitário
- Trip FM
- Hoje é dia de Maria
- A ciência da paz
- Aula Magna - ECA/USP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!